
Não critique!
Procure antes colaborar com todos, sem fazer críticas.
A crítica fere, e ninguém gosta de ser ferido.
E a criatura que gosta de criticar, aos poucos, se vê isolada de todos.
Se vir alguma coisa errada, fale com amor e carinho, procurando ajudar.
Mas, sobretudo, procure corrigir os outros, através de seu próprio exemplo.
Começo hoje com esse verso que simplesmente é a realidade em relacionamentos do nosso cotidiano! Você que está lendo agora, pare e reflita!
*Você já foi criticado? *Gostou da critica? *Gostou de ser criticado? * Então, porque critica? ... ? ... ? ... ? ...
Não quero te deixar sem resposta, mas vamos ao que interessa:
A crítica é um julgamento de mérito: tal julgamento é estético, se contempla uma obra de arte; lógico, se contempla um raciocínio; intelectual, se contempla um conceito, uma teoria ou um experimento; moral, se contempla uma conduta. Esse julgamento de mérito é fruto de uma atividade da razão, esse poder de distinguir o verdadeiro do falso, que age como uma espécie de tribunal.
Existem críticas construtivas, creio que vc antes de ler isso, se defendeu em seu intimo que só realiza criticas construtivas... hum hum.. vou tentar acredita.. srsr! Se parar pra pensar, quando criticamos é porque não concordamos e não compartilhamos da mesma idéia, então demostra pensar e agir diferente, e nesse "mostrar" que age ou pensa diferente pode ferir quem é criticado! (OBS: Não estou desfavorecendo a critica construtiva, gosto muito e sei que é para o crescimento e admoestação) mas na maioria das vezes e põe maioria nisso, a gente que SER... sem humildade e amor!
Reflita... Digere... você acabou de ser criticado!

0 comentários